Menu Principal x
Deixar Site Rápido
Tutoriais 25 de outubro de 2013

Como Deixar seu Site Mais Rápido e Melhor Rankeado nos Mecanismos de Busca

Olá,

Quem estuda e acompanha as diretrizes do Google, sabe que o buscador recomenda fortemente a criação de sites rápidos e que gerem uma boa experiência para o usuário.

Atualmente, a velocidade de carregamento de um site é um dos fatores de rankeamento no Google. Por isso, é extremamente importante observar os pontos que podem ser otimizados em suas páginas para conseguir tornar o seu site mais rápido e, consequentemente, melhor rankeado no Google.

Como faço para tornar meu site mais rápido?

Basta cadastrar as URLs do seu site na WebXTool e depois de alguns minutos a ferramenta mostrará a você a pontuação de cada uma das páginas no PageSpeed do Google.

Para cadastrar suas URLs, acesse sua campanha e vá em “Recursos > URLs > Adicionar URLs”. Na tela abaixo você pode visualizar em destaque a coluna de PageSpeed. Quanto mais próximo de 100 for a sua pontuação, mais rápido será o carregamento da sua página.

Central de URLs

Para acessar o relatório completo do Page Speed Insights, basta clicar sobre a pontuação (na coluna em destaque da imagem acima). No relatório você visualizará diversas dicas sobre o que deve ser feito para otimizar a velocidade de carregamento das suas páginas.

Relatório do PageSpeed - WebXTool

Depois, é só colocar em prática as sugestões de melhoria e solicitar uma reavaliação da sua pontuação. Para isso, entre no relatório do PageSpeed e clique no item “Reavaliar pontuação”.

Não espere mais para otimizar suas páginas! Acesse suas campanhas agora mesmo e descubra como melhorar a velocidade do seu site!

Dica Extra

Quer comparar a velocidade de carregamento do seu site com o do concorrente? Acesse: http://whichloadsfaster.com/ e clique em “Try my own matchup”. Depois é só inserir de um lado seu site e do outro o do concorrente e apertar o botão “Go” para descobrir qual deles é o mais rápido.

4 Respostas para “Como Deixar seu Site Mais Rápido e Melhor Rankeado nos Mecanismos de Busca”

  1. Leandro Munhoz

    Olá Felipe, bom dia!
    Analiso a página do meu site pelo WebXTool e identifico que o tempo de carregamento está com, porém quando eu olho no G.A., aparece um tempo MUITO MAIOR que o apresentado no relatório citado acima.
    Você sabe o porque? Qual número devo acreditar?

    Responder
    • Felipe Rosa

      Olá Leandro,

      Eu particularmente não sei como o Google apresenta esses dados no GA. Mas, o que posso lhe dizer é que na WebXTool nós utilizamos a API do Google PageSpeed para gerar os relatórios. E sempre vi o Google indicando o PageSpeed aos webmasters.

      Um abraço!

      Responder
  2. Antônio

    Achei muito interessante essa matéria, porque vejo que meu blog: alegriaeterna.com.br está pesado, em média 70 de 100 nas páginas. Gostaria de melhorar a velocidade, mas não sei como porque não entendo de programação.

    Se você souber de alguém que possa fazer esse serviço pra mim, eu agradeço o contato. Gostaria também de uma indicação pois quero otimizar o blog pra celular e tablet.

    Um abraço!

    Responder
    • Felipe Rosa

      Olá Antônio,

      Obrigado pelo seu comentário. Na verdade, 70 não é uma nota ruim. No entanto, existe sempre uma coisa ou outra que você pode melhorar. Um erro comum que quase todo site comete, é o de incluir imagens muito pesadas, o que torna o carregamento do site lento. A otimização dessas imagens já costuma dar um bom resultado na velocidade do site. No relatório do módulo de PageSpeed da WebXTool você recebe uma série de sugestões do que pode ser melhorado.

      Com relação à indicação para melhoria do seu site, indico a Agência Mestre (parceira da WebXTool) ==> http://www.agenciamestre.com/

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>